Acesso Restrito
GPC

DEPARTAMENTO CIENTIFICO

Prezado (a) Senhor (a):

Estamos encaminhando-lhe em anexo, como Terceira Comunicação, informações sobre os Programas de Estudos do Grupo Psicanalítico de Curitiba (GPC) e suas continuidades para o ano de 2018.
O “Programa de Aperfeiçoamento em Psicoterapia de Orientação Psicanalítica” (PAPOP) deverá apresentar mais um módulo dos seminários “Revisitando os Autores Clássicos II”, coordenado por membros componentes do GPC.
Na modalidade de “Grupo de Estudos”, teremos a continuidade de reuniões sobre O pensamento de D. W. Winnicott, com o Estudo Temático: ”Winnicott e o Gesto Espontâneo”, sob a coordenação da Dra. Vera Marieta Fischer, e o Grupo de Estudos – “Leitura de Autores Franceses”, sob a coordenação da Dra. Sionéa Alves C. de Souza. Daremos inicio também a dois outros Grupos de Estudos: “Introdução à Obra de W. “Bion”, sob a coordenação da Dra. Fábia Badotti Garcia Herrera e “Inibição, Sintoma e Angústia” sob a coordenação do Dr. Andreas Z. Linhares.
Lembramos que também há a possibilidade de serem formados grupos espontâneos, desde que haja um mínimo de cinco participantes, como exposto no item 3 das normas que regem este Programa.
No “Programa de Estudos de Temas Básicos para Psicoterapia de Orientação Psicanalítica”, (PETBPOP) apresentaremos o módulo “Fundamentos Psicanalíticos em Freud” intercalando-se com seminários clínicos, conversas com um psicanalista e reuniões de grupo operativo sobre “A Formação de Identidade do Psicoterapeuta” e “Fundamentos da Psicoterapia de Orientação Psicanalítica”.
As Jornadas Psicanalíticas terão sua continuidade conforme programação a ser distribuída posteriormente.
Caso o (a) colega ainda não esteja inscrito no PAPOP e PETBPOP e nos GRUPOS DE ESTUDOS e deseje fazê-lo visando participação em 2018, estamos prorrogando as inscrições até 7 de março de 2018, prazo em que ainda estaremos recebendo sua solicitação e curriculum vitae, para que possa ser avaliado o preenchimento das condições necessárias. Aos já participantes dos Programas, o prazo será o mesmo.
Maiores informações na Secretaria do GPC, com Rejane, no telefone (41) 3263-1495, ou e-mail: secretaria@gpc.org.br

Atenciosamente,
SÉRGIO SEISHIM KAIO
VITOR BAZZO JÚNIOR

Coordenadores de Programas do GPC

PROGRAMA DE APERFEIÇOAMENTO EM PSICOTERAPIA DE ORIENTAÇÃO PSICANALÍTICA (PAPOP)

PROGRAMAÇÃO PARA O 1º e 2º SEMESTRES DE 2018

1. REVISITANDO OS AUTORES CLÁSSICOS II

Coordenador: Membros do GPC.
Local: sede do GPC
Datas: 2ª e 4ª segundas-feiras de cada mês.
Horário: 20h30m às 22h00m
Número de participantes: mínimo de quatro, máximo de dez.

PROPOSTA: A passagem do tempo tem mostrado que alguns trabalhos psicanalíticos continuam atuais, conservando seu poder de mobilização de ideias. Também textos recentes têm surgido com esta qualidade, prenunciando a possibilidade de virem a ser “clássicos”. Dentro do interesse em manter vivo nosso contato com estas fontes de conhecimento, este conjunto de seminários visa retomarmos (ou tomarmos) contato com eles. O método de trabalho proposto é de formarmos um grupo de discussão, programando-se duas reuniões para cada artigo.

PROGRAMAÇÃO

Março 2018 (12 e 26): H. Segal, “Notas sobre a formação de símbolos”.

Coordenador: Sérgio S. Kaio

Abril 2018 (9 e 23): W.R. Bion, Uma teoria do pensamento.

Coordenador: Marcio A. Jonhsson

Maio 2018 (21 e 28): T. Ogden, “Analisando formas de vitalização e desvitalização na Transferência / Contratransferência.”

Coordenador: Dr. Edival A.L. Perrini

Junho 2018 (11 e 25): S. Freud, “Análise terminável e interminável”.

Coordenador: A Confirmar

Agosto 2018 (13 e 27): A. Green, “A mãe morta”.

Coordenador: Géo Marques Filho

Setembro 2018 (10 e 24): B. Joseph, “O paciente de difícil acesso”.

Coordenador: A Confirmar

Outubro 2018 (8 e 22): M. Klein, “Notas sobre alguns mecanismos esquizóides”.

Coordenador: Cleuza M. L. Perrini

Novembro 2018 (12 e 26): R. Money-Kyrle, “Desenvolvimento cognitivo”.

Coordenador: João Carlos Braga

Novembro 2018 (12 e 26): R. Money-Kyrle, “Desenvolvimento cognitivo”.

Coordenador: João Carlos Braga

DO FUNCIONAMENTO DO PROGRAMA DE APERFEIÇOAMENTO EM PSICOTERAPIA DE ORIENTAÇÃO PSICANALÍTICA (PAPOP)

1. Cada conjunto de seminários será coordenado por um dos membros do GPC, podendo ser desenvolvido apenas pelo coordenador ou em parceria com outro ou outros membros do GPC.

2. Cada conjunto de seminários corresponderá a dezesseis reuniões, com noventa minutos cada uma, em frequência quinzenal. Terá a duração de um ano.

3. Se um mínimo de cinco participantes solicitar a realização de um conjunto de seminários em grupo fechado, este grupo assim formado será considerado. Os interessados poderão escolher algum tema de interesse do grupo e combinar antecipadamente com um membro do GPC para ser coordenador deste conjunto de seminários sobre o tema escolhido.

4. Uma comissão de membros do GPC opinará sobre o preenchimento das condições para o interessado se integrar ao PAPOP. A comunicação desta posição será feita diretamente ao interessado.

5. Período de inscrição para participar do PAPOP: até 07/03/2018. Aos já participantes do PAPOP, o prazo será o mesmo.

6. Os participantes do Programa terão um ônus financeiro mensal de R$ 240,00 (duzentos e quarenta reais) por mês,  pelo conjunto de seminários quinzenal. O pagamento da mensalidade será feito através de boleto bancário até o quinto dia após o mês vencido.

PRÉ-REQUISITOS PARA PARTICIPAÇÃO (PAPOP)

  1. Ser um profissional exercendo a psicoterapia;
  2. Já ter realizado, ou estar em trabalho psicanalítico com psicanalista filiado à IPA, ou então iniciá-lo antes do início dos seminários;
  3. Estar graduado há pelo menos 2 (dois) anos;
  4. Enviar via e-mail, curriculum vitae básico, acentuando sua experiência em atividades ligadas à psicanálise;
  5. Solicitar sua inclusão no PAPOP, através de carta dirigida ao presidente do GPC.

PROGRAMAÇÃO PARA O 1º e 2º SEMESTRES DE 2018

  1. GRUPO DE ESTUDOS SOBRE O PENSAMENTO DE D. W.WINNICOT WINNICOTT E O GESTO ESPONTÂNEO

Coordenação: Vera Marieta Fischer

Quartas-feiras quinzenais, das 8:00h às 9:30h. Total de 16 seminários distribuídos durante todo o ano de 2018. Início em março de 2018.

Número de participantes: Mínimo de 05 e máximo de 12.

Local: sede do GPC.

PROPOSTA: Os seminários serão marcados na sequência, juntamente com o material escolhido dos textos abaixo citados, disponíveis para leitura e oferecidos em forma de Xerox. Alguns seminários serão teóricos outros, teórico-clínicos e sobre técnica. Incluiremos discussão de Cinema priorizando este tema.

16 seminários distribuídos durante o ano de 2018.

O estudo deste ano de 2018 também terá a finalidade de estimular a escrita de textos a partir da experiência de cada participante e a sua apresentação no encontro anual sobre o pensamento do autor, no segundo semestre de 2018 em Fortaleza, intitulado: WINNICOTT E O GESTO ESPONTÂNEO.

Parte I – A espontaneidade da pessoa de Donald Winnicott

Seminário I

-Bibliografia:

Rodmann, R. (1990) Introdução. In O gesto espontâneo D. W. Winnicott.  (L.C. Borges, Trad. pp. IX-XXXI). São Paulo: Livraria Martins Fontes. (Trabalhos publicados em 1987)

Seminário II

Rodmann, R. (1990) Cartas, 25,57. In O gesto espontâneo D. W. Winnicott.  (L.C. Borges, Trad. pp.30-33,79-81). São Paulo: Livraria Martins Fontes. (Trabalhos publicados em 1987)

Bibliografia complementar:

Outras cartas de Klein, nº43, nº67 e Bion, nº 83,nº 109.

Parte II: A criança e seu mundo. Uma visão da espontaneidade no trabalho com pais, mães, crianças, famílias e comunidade.

Seminários seguintes

Bibliografia:

Winnicott, D. W. (1975). Leitura e discussão In A criança e seu Mundo. (A. Cabral, Trad.) Rio de Janeiro: Zahar Editores. (Trabalhos originais compilados em 1957)

III Parte: Espontaneidade na clínica

Seminários seguintes:

A – Os objetivos do tratamento psicanalítico

Bibliografia:

Winnicott, D. W. (1982). Os objetivos do tratamento psicanalítico. In Winnicott, D., O ambiente e os processos de maturação (I. C. S. Ortiz, Trad. , pp.152-155). Porto Alegre: Artes Médicas. (texto publicado originalmente em 1962).

B – Consultas terapêuticas

Bibliografia: Winnicott, D. W. (1984). Paciente II Robin aos 5 anos. In Consultas terapêuticas em psiquiatria infantil. (J. M. X. Cunha, Trad. pp. 37-51) Rio de Janeiro: Imago.

Bibliografia complementar:

O caso Robin- A criança seus pais e a consulta terapêutica. Trabalho apresentado em VII Encontro sobre o pensamento de Winnicott- Fortaleza. 2012.

C – O setting para Winnicott e outros autores.  (texto anexo em xerox).

  1. LEITURA DE AUTORES FRANCESES,

Coordenadora: Sionéa Alves C. de Souza

Local: sede do GEP

Dia e horário: terças-feiras das 14:00hs. às 15:30hs. – quinzenalmente

Início: dia 20/02/2018

Duração: fevereiro a dezembro de 2018

Proposta: Leitura e discussão de artigos que serão apresentados no Congresso de Língua Francesa.

PROGRAMA:

- Traduzir a experiência: o conceito de transformação em Bion e a teoria pós-bioniana do campo analítico – GIUSEPPE CIVITARESE.

- Vicissitudes das transformações psíquicas – O trabalho da deformação – SABINA LAMBERTUCCI-MANN

  1. INTRODUÇÃO À OBRA DE W. BION.

Coordenadora: Fábia Badotti Garcia Herrera

Total de 17 seminários (quinzenais).

Horário: 19h30min. – Terças- feiras – Quinzenal – Anual.

Local: Rua Padre Anchieta, 2050, sala 2005, Champagnat.

Número mínimo de participantes 3 e máximo de 6.

Proposta:  Iremos estudar a obra de Bion Aprediendo de la  expericencia , intercalando com artigos de Freud e M. Klein,  essenciais para a compreensão de Bion.

PROGRAMAÇÃO:

SEMINÁRIO 1 – (20/02)

Introdução e Sumario de temas.  Aprendiendo de la experiência. W.R.Bion. Editora Paidós.

SEMINÁRIO 2 – (06/03)

Formulações sobre os  dois princípios do funcionamento mental. Edição Standart das obras completas de Sigmund Freud. Vol. XII.  Rio de Janeiro. Editora Imago.

SEMINÁRIO 3 – (20/03)

Capitulo I e II. Aprendiendo de la experiência. W.R.Bion. Editora Paidós.

SEMINÁRIO 4 –(03/04)

Capitulo  III e IV. Aprendiendo de la experiência. W.R.Bion. Editora Paidós.

SEMINÁRIO 5 –(17/04)

Capitulo V. Aprendiendo de la experiência. W.R.Bion. Editora Paidós.

- Notas sobre alguns mecanismos esquizoides. M. Klein (1946) Inveja e gratidão e outros trabalhos. Imago Editora. Rio de Janeiro.

SEMINÁRIO 6 –(08/05)

Capitulo IV e VII. Aprendiendo de la experiência. W.R.Bion. Editora Paidós.

SEMINÁRIO  7 –(22/05)

Capitulo VIII e IX. Aprendiendo de la experiência. W.R.Bion. Editora Paidós.

SEMINÁRIO  8 – (05/06)

Capitulo X. Aprendiendo de la experiência. W.R.Bion. Editora Paidós.

- La importancia de la formacion de los símbolos en el desarrollo del yo.  M. Klein (1930) Amor, culpa e reparación. Obras completas. Editora Paidos. 1990.

SEMINÁRIO 9 – (19/06)

Capitulo XI e XII.  Aprendiendo de la experiência. W.R.Bion. Editora Paidós.

SEMINÁRIO 10 –(14/08)

Capitulo XIII e XIV.  Aprendiendo de la experiência. W.R.Bion. Editora Paidós.

SEMINÁRIO 11 –(28/08)

Capitulo XV e XVI. Aprendiendo de la experiência. W.R.Bion. Editora Paidós.

SEMINÁRIO 12 –(11/09)

Capitulo IX e XX. Aprendiendo de la experiência. W.R.Bion. Editora Paidós.

SEMINÁRIO 13 –(25/09)

Capitulo XXI e XXII. Aprendiendo de la experiência. W.R.Bion. Editora Paidós.

SEMINÁRIO 14 – (09/10)

Capitulo XXIII e XXIV. Aprendiendo de la experiência. W.R.Bion. Editora Paidós.

SEMINÁRIO 15 – (23/10)

Capitulo XXV e XXVI. Aprendiendo de la experiência. W.R.Bion. Editora Paidós.

SEMINÁRIO 16 – (06/11)

Capitulo  XXVII e XXVIII. Aprendiendo de la experiência. W.R.Bion. Editora Paidós.

SEMINÁRIO 17 – (20/11)

Capitulo XXIX e XXX.  Aprendiendo de la experiência. W.R.Bion. Editora Paidós.

 

Bibliografia:

4. INIBIÇÃO, SINTOMA E ANGÚSTIA.

Coordenador:  Andreas Zschoerper Linhares.

Programação: Dois seminários ao mês, em média, com duração de um ano.

Local: Avenida Sete de Setembro, 5388, cj.1804 – Curitiba – PR

Horário: 18h30. Nas sextas-feiras especificadas abaixo.

Participantes: 3 a 6

Duração: 90 minutos

PROPOSTA: Inibições, sintomas e angústias são portas de entrada para o contato e a percepção de realidade psíquica, como Freud se deu conta. A proposta é estudar as dinâmicas mentais relacionadas a estes fenômenos, partindo das apreensões de Freud e evoluindo para a experiência clínica contemporânea. Assim, faremos exercícios de teoria e clínica dentro de um ambiente de diálogo criativo.

PROGRAMAÇÃO:

Março, dias 16 e 23

Abril, dias 13 e 27

Maio, dias 11 e 18

Junho, dias 15 e 22

Agosto, dias 17, 24 e 31

Setembro, não haverá seminários

Outubro, dias 5, 19, 26

Novembro, dias 8 e 22

•Seminário 1. Ansiedade e vida instintual

Bibliografia:

Freud, S. (1996). Conferência XXXII – Ansiedade e Vida Instintual. In S. Freud, Edição Standart Brasileira (Vol. XXII, pp. 85-113). Rio de Janeiro: Imago Editora.

•Seminários 2 a 14. Inibição, sintomas e ansiedade (10 capítulos e os três adendos- Total 13 seminários – teoria e estudo clínico)

Bibliografia:

Freud, S. (1996). Inibição, Sintomas e Ansiedade. In S. Freud, Edição Standart Brasileira (Vol. XX, pp. 79-172). Rio de Janeiro: Imago Editora.

•Seminários 15 e 16. A divisão do ego no processo de defesa

Bibliografia:

Freud, S. (1996). A divisão do ego no processo de defesa. In S. Freud, Edição Standart Brasileira (Vol. XXIII, pp. 289-296). Rio de Janeiro: Imago Editora.

PRÉ-REQUISITOS PARA PARTICIPAÇÃO (GRUPO DE ESTUDOS)

  1. Ser graduado;
  1. Solicitar sua inclusão no Programa através de carta dirigida à presidência do GPC;
  1. Enviar via e-mail, curriculum vitae;
  1. Custo financeiro: R$ 240,00 (duzentos e quarenta reais) mensais. O pagamento da mensalidade será feito através de boleto bancário até o quinto dia após o mês vencido.

PROGRAMA DE ESTUDOS DE TEMAS BÁSICOS EM PSICOTERAPIA DE ORIENTAÇÃO PSICANALÍTICA (PETBPOP) 2018

FUNDAMENTOS PSICANALÍTICOS EM FREUD

 

PROGRAMAÇÃO:

Março

SEMINÁRIO 1 (08/03)

A sexualidade na etiologia das neuroses.

- Bibliografia:

Freud, S. (1976). A sexualidade na etiologia das neuroses. In Freud, S., Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. (J. Salomão Trad., Vol. III, pp. 285-312). Rio de Janeiro: Imago. (Trabalho original publicado em 1898).

Coordenador: Sérgio S. Kaio

CONVERSAS COM UM PSICANALISTA (15/3/18)

Coordenador: José Carlos Vasconcelos

SEMINÁRIO 2 (22/03)

Três ensaios sobre a sexualidade.

- Bibliografia:

Freud, S. (1972). Três ensaios sobre a sexualidade. In Freud, S., Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. (J. Salomão Trad., Vol. VII, pp. 123-134). Rio de Janeiro: Imago. (Trabalho original publicado em 1905).

Coordenador: Géo Marques Filho

Abril

SEMINÁRIO 3 (12/04)

Formulações sobre os dois princípios do funcionamento mental

- Bibliografia:

Freud, S. (1974). Formulações sobre os dois princípios do funcionamento mental. In Freud, S., Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. (J. Salomão Trad., Vol. XII, pp. 271-286). Rio de Janeiro: Imago. (Trabalho original publicado em 1911).

Coordenador: Márcio A. Johnsson

SEMINÁRIO CLÍNICO (26/04)

Coordenador: Sérgio S. Kaio

Maio

SEMINÁRIO 4 (10/05)

Os instintos e suas vicissitudes.

- Bibliografia:

Freud, S. (1974). Os instintos e suas vicissitudes. In Freud, S., Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. (J. Salomão Trad., Vol. XIV,  pp. 129-162) Rio de Janeiro: Imago. (Trabalho original publicado em 1915).

Coordenador: Fábia B. G. Herrera

CONVERSAS COM UM PSICANALISTA (17/05)

Coordenador: Edna M. R. Wallbach

SEMINÁRIO 5 (24/05)

Repressão.

- Bibliografia:

Freud, S. (1974). Repressão. In Freud, S., Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. (J. Salomão Trad., Vol. XIV, pp.  163-182). Rio de Janeiro: Imago. (Trabalho original publicado em 1915).

Coordenador: Cleuza M. L. Perrini

Junho

SEMINÁRIO CLÍNICO (14/06)

Coordenador: Fábia B. G. Herrera

GRUPO OPERATIVO (28/06)

“A formação da identidade do psicoterapeuta de orientação analítica”.

Coordenador: Sérgio S. Kaio

Agosto

SEMINÁRIO 6  (09/08)

O Inconsciente.

- Bibliografia:

Freud, S. (1974). O inconsciente. In Freud, S., Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. (J. Salomão Trad., Vol. XIV,  pp. 183-245). Rio de Janeiro: Imago. (Trabalho original publicado em 1915).

Coordenador: Andreas Z. Linhares

SEMINÁRIO CLÍNICO(23/08)

Coordenador: Edival A. L. Perrini

Setembro

SEMINÁRIO 7 (13/09)

Sobre o narcisismo.

- Bibliografia:

Freud, S. (1974). Sobre o narcisismo: uma introdução. In Freud, S., Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. (J. Salomão Trad., Vol. XIV, pp. 83-125). Rio de Janeiro: Imago. (Trabalho original publicado em 1914).

Coordenador: Sérgio S. Kaio

CONVERSAS COM UM PSICANALISTA (20/09)

Coordenador: Sonia Regina Gazziero

SEMINÁRIO 8 (26/09)

Recordar, repetir e elaborar.

- Bibliografia:

Freud, S. (1974). Recordar, repetir e elaborar. In Freud, S., Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. (J. Salomão Trad., Vol. XI, pp. 189-203). Rio de Janeiro: Imago. (Trabalho original publicado em 1914).

Coordenador: Elizabeth Andrade e Silva

Outubro

SEMINÁRIO CLÍNICO (04/10)

Coordenador: Solange Luiz C. dos Santos

SEMINÁRIO 9 (25/10)

Além do princípio do prazer.

- Bibliografia:

Freud, S. (1976). Além do princípio de prazer.  In Freud, S., Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. (J. Salomão Trad., Vol. XVIII, pp. 11-85). Rio de Janeiro: Imago. (Trabalho original publicado em 1920).

Coordenador: Sonia Regina Gazziero

Novembro

CONVERSAS COM UM PSICANALISTA (08/11)

Coordenador: Fábia B. G. Herrera

SEMINÁRIO 10 (22/11)

A dissolução do complexo de Édipo.

- Bibliografia:

Freud, S. (1976). A dissolução do complexo de Édipo. In Freud, S., Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. (J. Salomão Trad., Vol. XIX, pp. 213-224). Rio de Janeiro: Imago. (Trabalho original publicado em 1924).

Coordenador: Sionéa A. C. de Souza

GRUPO OPERATIVO(29/11)

Os fundamentos da psicoterapia de orientação psicanalítica”.

Coordenador: Sérgio S. Kaio

PRÉ-REQUISITOS PARA PARTICIPAÇÃO